Não se assuste com as fotos.! Elas fazem parte dos cenários montados para as competições do Desafio Nacional de Resgate, que acontece nesta sexta-feira 14 e sábado 15, em Chapecó. A maquiagem, aliada a todo um cenário montado com veículos amassados e outros utensílios, buscam retratar ao máximo as situações de acidentes de trânsito. Mais de 40 veículos também foram doados pela Receita Federal e pela Renault do Brasil, para serem transformados e usados nas competições.

No quesito transformação de vítimas, as maquiagens buscam retratar lesões, queimaduras, abrasões e ferimentos decorrentes dos acidentes. O Sargento BM Aurélio, do 6° Batalhão de Bombeiros de Chapecó, é o responsável por retratar e caracterizar os voluntários que se passam por vítimas. “Esta é a primeira vez que as competições agregam a maquiagem artística nas vítimas. A intenção é ser o mais parecido possível com a realidade encontrada nas ruas pelos bombeiros”, diz.

Com relação aos sinais vitais, quando os bombeiros e resgatistas competidores utilizam os equipamentos para aferição dos sinais das supostas vítimas, estas foram instruídas a relatarem dados de pressão arterial, respiração por minuto e outros sinais e sintomas que possam auxiliar na triagem e análise inicial, para que o atendimento pré-hospitalar correto seja prestado pelas equipes competidoras.

Indiamara mora em Chapecó e é aluna do curso Básico de Atendimento de Emergência- CBAE, que prepara os Bombeiros Comunitários para atuarem em apoio aos Militares. Ela foi voluntária para se passar como vítima durante as provas. “Confesso que não é muito agradável se colocar dentro de um carro amassado e ver todo o trabalho das equipes de bomebris. Mas como pretendo ser Bombeira Comunitária, é fundamental entender como é ser vítima para que eu possa prestar um bom atendimento à comunidade.”

As duas equipes vencedoras do Desafio Nacional de Resgate são classificas para a etapa mundial que acontecerá em agosto na Romênia. As provas terminam no fim da tarde deste sábado no Parque de Exposições Tanredo Neves em Chapecó.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here