MARACAJÁ (24/4/2019) – Um grupo de 60 estudantes das redes públicas de ensino de Maracajá vão se integrar ao projeto da “Plant-for-the-Planet”, uma organização sem fins lucrativos fundada na Alemanha em 2007, por iniciativa de um estudante de nove anos de idade, Felix Finkbeiner, motivado a envolver crianças para plantar um trilhão de árvores pelo mundo.

Na região sul de Santa Catarina o projeto chega por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Araranguá e a administração municipal, encaminhada pela engenheira eletricista Solange Machado, mestranda da UFSC, com o engenheiro de energia, o alemão Lutz Michaelis, coordenador de programa regional do “Plant-for-the-Planet”.

A prática do processo se dará no dia 23 de maio, no Parque Ecológico Maracajá com estudantes maracajaenses. Das 8 às 17 horas eles participarão de uma “Academia”, com palestras, debates e atividades sobre os desafios da crise climática ao redor do mundo: enchentes, secas e furacões, algumas das consequências das mudanças climáticas.

A melhor ferramenta para vencer este desafio são árvores. Elas podem captar este excesso de CO2 na atmosfera, diminuindo os efeitos negativos para as gerações futuras, ressaltou Michaelis, no encontro que teve com o prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, acompanhado da secretária de Meio Ambiente e Turismo, Gisele Dal Pont e da diretora de Educação, Cristiane Sant´Ana.

Conforme a engenheira Solange Machado, a ONG Plant-For-The-Planet fornecerá certificados e as camisetas aos estudantes, a Administração Municipal proporcionará alimentação, mudas de árvores e estrutura à “Academia”. Os estudantes se tornam “Embaixadores de Justiça Climática” e vão desenvolver projetos ambientais  em suas escolas e bairros.

Ao final, um dos “embaixadores” é escolhido para a foto do já tradicional pôster  “Stop Talking Start Planting” (“Pare de falar, comece a plantar”), com demais estudantes, autoridades e convidados que participam da “Academia”, que se torna marca da atividade realizada durante todo aquele dia e que marca o início de uma nova etapa na vida dos “embaixadores”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here